quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Livre-Arbítrio Revisitado - Questões iniciais







Aviso importante – Esse post não pretende ser uma resenha profissional, mas apenas uma forma de compartilhar algumas questões interessantes do livro.

Aspectos Gerias.




O Dr. Robert E. Picirilli é professor emérito de teologia e filosofia do Welch College, no Tenesse e um dos mais produtivos teólogos arminianos na contemporaneidade.
No prefácio, Picirilli define o escopo do livro ao dizer que: “Meu propósito, portanto, inclui inserir a doutrina do livre-arbítrio em seu contexto adequado, e isto inclui dar a devida consideração a tais questões como a soberania e a providência de Deus, a depravação total da natureza humana após a
queda, e a salvação pela graça somente, e através da graça, somente”.  O empreendimento de Picirilli
não é simples. Dado o desenho do escopo, ele pretende trabalhar as implicações da doutrina do livre-arbítrio as principais doutrinas da fé cristã no campo da soteriologia.
Na primeira secção do livro, que pretende tratar sobre as definições, o autor, a despeito de sua formação filosófica, procura trabalhar a questão do livre-arbítrio sem aqueles jargões tão correntes nos livros mais técnicos de filosofia.  Se por um lado, um leitor mais rigoroso possa achar isso frustrante, de outro, a obra de Picirilli consegue dialogar com um público mais amplo.  Embora mantenha o rigor metodológico próprio da filosofia, o livro interage de forma muito mais evidente com as questões da teologia.
O autor define livre-arbítrio como “uma maneira de dizer que uma pessoa é capaz de tomar decisões, que pode escolher entre duas (ou mais) alternativas, ao obter (por quaisquer meios) o nível de entendimento daquelas alternativas exigidas para escolher entre elas”  (PICIRILLI, 2019, p.15).
Uma vez definido o conceito – no primeiro capítulo -, o autor procura apresentar quais sãos as opções filosóficas e teológicas sobre livre-arbítrio – esse será o percurso do segundo capítulo. Dois mundos são apresentados por Picirilli de forma resumida. No primeiro, o autor apresenta a proposta naturalista, e no segundo, a opção teológica/determinista.

 Aguardem os próximos posts. 

PICIRILLI, Robert E., Livre-Arbítrio Revisitado, ed Palavra Fiel, 2019. 
Você pode adquirir a obra diretamente pelo link < https://www.editorapalavrafiel.com.br/livre-arbitrio-revisitado-01 > . 


Nenhum comentário:

Postar um comentário