“A maioria dos
calvinistas creem que a regeneração precede a fé”, disse David Allen na
Conferência João 3.16[1], nos dias 21-22 de Março,
realizada na Primeira Igreja Batista Metro Norte em Atlanta/Georgia.
Allen citou
Boettner, Pink, Sproul e Piper para embasar a sua declaração, mas ele citou
também outros calvinistas, que mantém uma posição diferente ou são ambivalentes
sobre essa questão – até mesmo o próprio Calvino em seu comentário de Efésios
2.
Muitos calvinistas
baseiam suas visões da regeneração precedendo a fé sobre a visão deles da
depravação total como equivalente a inabilidade total e sobre interpretações de
versos, incluindo João 1.12-13; 3.1-6; Efésios 2.1-10, e.g.
“A frase
‘regeneração precede a fé’ está repleta de ambiguidade”, Allen disse, pedindo
“o que se entende pelas palavras regeneração, fé e preceder, e se preceder
significa preceder logicamente ou temporalmente/cronologicamente”.
Allen perguntou se
a frase denota “regeneração mediata por meio da Palavra, como muitos
calvinistas afirmam, ou regeneração imediata, sem utilização de meios, onde
somente o Espírito age diretamente e imediatamente, como outros calvinistas
afirmam. Parte dessa confusão sobre essa questão é uma falha em definir os
termos cuidadosamente”, disse ele.
Depois de notar a
importância de não deturpar os calvinistas em suas crenças, Allen percebeu que
a maioria dos calvinistas dizem que há três coisas que devem ser distintas com
repeito a regeneração antes do processo de salvação:
1) Temporal vs
ordem lógica;
2) Regeneração e
conversão;
3) Regeneração
inicial da regeneração final;
Com respeito ao
ponto 2, nós temos essa citação das notas de Allen com respeito ao que a BFM
diz da Ordo Salutis:
“Notar que a BFM
nem trata a regeneração antes ou depois da conversão. Mais, ela trata a
regeneração e a conversão como realidades concomitantes do início da salvação.
Separando a salvação em (regeneração, justificação, santificação,
glorificação), artigo IV da Baptist Faith and Message trata a regeneração e a
conversão como parte de um evento. Regeneração é ‘uma mudança do coração
trabalhada pelo Espírito Santo por meio da convicção do pecado, para o qual o
pecador responde em arrependimento em direção a Deus e fé no Senhor Jesus
Cristo’. O que é antecedente ao “quê”? Mais provavelmente a ‘convicção de
pecado’, é a frase mais próxima. A regeneração não precede a conversão e
vice-versa”.
A crença calvinista
que a regeneração precede a fé é largamente baseada nos dogmas calvinistas, que
o homem está morto espiritualmente e assim, incapaz a exercitar fé a menos que
seja regenerado por Deus primeiro.
Allen ofereceu uma
evidência exegética extensiva contradizendo essa afirmação, mas a SBC Today
oferece as seguintes palavras das notas de Allen, que ele relatou quase palavra
por palavra na conferência.
Allen disse isso em
referência a Efésios 2.1-10:
“Parte do que é
conduzido da questão que a ‘regeneração precede a fé’ é de uma antropologia
defeituosa, em parte de Efésios 2. Com respeito a Efésios 2.1-10, quando Paulo
fala do não regenerado como estando ‘morto em pecados’ não existe nenhuma
dúvida que ‘morto’ está sendo usado metaforicamente. Na Escritura ‘morto’ é
usado com frequência metaforicamente para expressar alienação de Deus e ‘vida’
é usado para expressar união com Deus por meio da salvação (veja Aquino e
O’Brien em Efésios, [Comentário Pillar]). Essa morte é ‘por conta de’ ou ‘com
respeito a’ nossos pecados (note que o substantivo está no dativo e não há
nenhuma proposição no texto grego). Muitos calvinistas sugerem que essa
passagem ou 1) ensina abertamente a inabilidade humana (geralmente inabilidade
moral) no sentido de ‘eles não podem porque eles não querem’, afirmando a
distinção Edwardiana entre inabilidade natural e moral dos pecadores para
responder ao evangelho; ou 2) implica em inabilidade humana para responder ao
evangelho (John Eadie, Efésios, 121, argumentou que ‘morto’ implica
inabilidade). Há outras figuras bíblicas do discurso usados para conotar
depravação que não indica ou implica inabilidade total. Os calvinistas assumem
que a definição deles de morte espiritual é correta e então sobrepõem isso com
a palavra ‘morto’ em Efésios 2. Note no contexto mais amplo o motivo da
separação em Efésios (2.12,13,19; 4.18). Note também a passagem paralela em
Colossenses 2.12-13, onde Paulo afirma que embora as pessoas estão
espiritualmente mortas, elas ainda podem exercitar a fé em Deus”.
Allen notou que a
morte espiritual significa primariamente a separação de Deus, não uma
inabilidade total para responder a Deus. Os calvinistas cometem um erro
linguístico significante, empurrando a metáfora “morto” para além de seus
limites metafóricos legítimos. Isso pode ser visto no uso de Paulo da metáfora
“morto” como usado em Romanos 6.1-14 quando comparado com Efésios 2.
Também das notas de
Allen:
“Segundo a Bíblia,
os não salvos, que estão mortos espiritualmente, tem a habilidade para:
Agir segundo a
consciência (Gn 3.7)
Ouvir a Deus (Gn
3.10-13)
Responder a Deus
(Gn 3.10-13).
Adão e Eva morreram
espiritualmente quando comeram o fruto.
Mas eles ainda eram
capazes de ouvir e responder a Deus (Gn 3.10-13).
Se arrepender dos
pecados (Lucas 15.18-19).
O filho pródigo,
ainda em um estado de apatia (Lucas 15.32), ainda reconheceu os seus pecados e
retornou ao pai.
Procurar a Deus
(Atos 10.2).
Temer a Deus (Atos
10.2).
Orar a Deus (Atos
10.2).
Ambos, Nicodemus e
Cornélio, estavam ‘procurando’ a Deus antes da regeneração deles.
Mas se eles estão
mortos em seus pecados, como pode ser isso?
Conhecer a verdade
sobre Deus (Romanos 1.18-20).
Perceber os
atributos invisíveis de Deus (Romanos 1.18-20).
De novo, se eles
estão mortos espiritualmente em um sentido de inabilidade total, como pode ser
isso?
Alguns calvinistas
destacam que em Efésios 2, a palavra “fé” não ocorre até o verso 8, mas,
primeiro a palavra de Deus “nos faz livres” é mencionado no verso 5. Por isso a
regeneração precede a fé. Não tão rápido!
2 problemas:
1 – Pergunte a si
mesmo, “a referência a fé no verso 8 segue a atividade do verso 5? A fé segue
do nosso sentar nos lugares celestiais no verso 6? A fé segue da nossa futura
glorificação no verso 7? Claro que não.
2 – Além do mais,
deve-se tomar nota do tempo perfeito no verso 5 e seu contexto. Paulo está
falando de uma questão mais ampla do que a regeneração. Ele está falando sobre
a salvação que inclui a regeneração e a conversão. Se a regeneração é uma parte
da salvação, e ela é, e se a fé precede a salvação, e ela precede, então a fé
também precede a regeneração. Simplesmente não se pode "separar um do
outro" sobre isso em Efésios 2.1-10.
É interessante o
que o próprio João Calvino disse sobre esse texto:
“[Paulo] não quer
dizer que a fé é um presente de Deus, mas que a salvação é dada a nós por Deus,
ou, que nós a obtemos pelo dom de Deus”.
O grande estudioso
do Grego A.T. Robertson destacou que no Grego de Efésios 2.8-9, a graça é a
parte de Deus e a fé é a nossa parte. O antecedente “isso” não é “fé” ou “Graça”,
mas é o ato inteiro de ser salvo pela graça condicionada pela fé de nossa parte
(Word Pictures).
1 – A capacidade de
Fé significa que se pode fazer o contrário do que crê.
2 – Ninguém pode
exercer fé salvífica de sua própria parte à parte da graça que possibilita.
3 – Acusar os não
calvinistas de crer o contrário é um espantalho.
4 – A questão é se
Deus escolheu criar soberanamente a humanidade com a habilidade de exercer fé e
se Deus restaura essa habilidade pela graça capacitadora por meio do Santo Espírito
e da Palavra de Deus à parte da regeneração seletiva.
Uma “causa
principal” é uma causa eficiente que produz um efeito por virtude de seu
próprio poder. Uma causa “instrumental” é uma causa eficiente que produz um
efeito por virtude do poder de outra causa.
Na salvação, a
graça é a causa principal e a fé é a causa instrumental. Considere esse
silogismo com respeito a Efésios 2.8-9:
1 – “Por meio da
fé” é a causa instrumental de “vivificados”.
2 – A Causa
instrumental necessariamente precede seu efeito – “vivificados”.
3 – Fé precede a
regeneração.
O único lugar onde
o efeito pode preceder sua causa é em Jornada nas Estrelas.
A apresentação de
Allen usou numerosas referências Escriturísticas e Históricas contradizendo de
uma maneira erudita e compreensível que a regeneração não precede a fé.
Considerando que nós lutamos para não postar suas notas na totalidade, deixamos
vocês com essas considerações finais do Dr. Allen:
“Spurgeon disse: ‘O
Arminianismo casa Cristo com uma noiva que Ele não escolheu’. Eu digo que o
calvinismo casa Cristo com uma noiva em um casamento forçado, onde ela não tem
a opção de recusar a sua proposta” [com respeito a regeneração e a fé que
supostamente segue, desde que ninguém que é regenerado pode recusar exercer fé
no esquema calvinista].
Como Ken Keathley
destacou: a chamada de Deus pode não ser irresistível, mas ela é inevitável,
segundo Atos 17.30-31. (“The Doctrine of Salvation”, A Theology for the Church).
CONCLUSÃO:
1 – Não há nenhum
texto bíblico que conecta a fé e a regeneração em uma estrutura gramatical que
prescreve uma ordem que apóia que a regeneração precede a fé.
2 – Não há nenhuma
declaração na Escritura que impede que a fé preceda a regeneração.
3 – Há muitos
textos bíblicos ligando a fé e a regeneração que apóia a fé precedendo a
regeneração.
4 – Existem textos
que parecem impedir a possibilidade da regeneração precedendo a fé. (Veja a tese de mestrado de Timothy Nichols, “Dead
Man’s Faith: Spiritual Death, Faith, and Regeneration in Ephesians 2.1-10”,
2004).
O calvinista
moderado Bruce Demarest disse: ‘a fé não parece ser um efeito da regeneração.
Textos bíblicos claros sugerem que o ato de fé precede logicamente a
regeneração. João 1.12-13 – receber Cristo por fé resulta em novo nascimento.
João 7.37-39 – a fé precede o dom do Espírito no poder regenerativo. 1 João
5.1. A noção de que Deus regenera antes da resposta do pecador de fé penitente
(cronologicamente ou logicamente) parece ser biblicamente injustificável’.
(Bruce Demarest, The Cross and Salvation, 264-65).
Não existe nenhuma
Escritura em nenhum lugar que diz diretamente que a regeneração precede a fé.
Isso é uma dedução teológica que alguns calvinistas fazem impulsionada mais
pelo sistema deles do que pela Escritura. A Escritura diz coisas como ‘Crê no
Senhor Jesus Cristo e serás salvo’, como Paulo disse ao carcereiro de Fillipos
em Atos 16.
Perceba a diferença
sobre essa questão entre dois dos nossos primeiros teólogos calvinistas
Southern Baptist:
JAMES P. BOYCE:
Regeneração precede a fé. Logicamente o ato de habilitação de Deus deve, em uma
criatura, preceder o ato da criatura, assim habilitada. Mas essa antecedência
lógica envolve uma antecedência real, ou as melhores concepções de nossas
mentes nos enganam e não são confiáveis. Pois essa antecedência lógica, apenas
existe, porque a mente observa claramente uma dependência percebida da
existência de um sobre o outro. Mas tais dependências demandam, se não causal,
pelo menos uma existência antecedente. Aqui é só antecedente…não existe apenas
antecedência, mas em alguns casos, um intervalo apreciável. Isso deve ser
verdade sobre todas as crianças. Não há nenhuma razão porque não deve ser
verdade para alguns pagãos. (Boyce, Abstract, 381).
JOHN L. DAGG: Fé é
necessária para o caráter cristão e deve, portanto, preceder a regeneração,
quando esta é entendida em seu sentido mais amplo. Mesmo em um sentido mais
restrito, em que denota o começo da vida espiritual, fé, no sentido em que
Tiago [2.17] usa o termo, pode preceder. Mas a fé que existe antes do início da
vida espiritual, não pode ser uma fé viva. (Dagg, Manual of Theology, 277-ff.)
Aqui Boyce articula
ambos, uma regeneração antecedente lógica e temporal, ao passo que Dagg, no
máximo, articula alguma coisa de um entendimento simultâneo de fé e
regeneração.
Eu darei a palavra
final do Metodista Thomas Oden: “O amor e a graça de Deus são as cusas
originárias da salvação. A morte expiatória de Cristo é a causa meritória. O
Espírito de Deus é a causa eficiente. A Palavra de Deus é a causa instrumental.
A fé é a causa condicional. A glória de Deus é a causa final. (Thomas Oden,
Life in the Spirit, 3:118).
Soli Deo Gloria!”
Tradução Walson
Sales
[1] Notas sobre a palestra do Dr. David A.
Allen na Conferência João 3.16; notas preparadas e fornecidas pela equipe da
SBC Today. < http://sbctoday.wpengine.com/dr-david-allen-the-john-316-conference/ >
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